Tudo em uma mochila. Agora vai!
O Início
Sempre gostei da ideia de ter uma estação HF portátil, como moro em apartamento ter uma go box ou outra forma de levar a estação para qualquer canto sempre me atraiu.
Meu primeiro experimento foi fazer uma red box, com um IC-706 e um acoplador da Teico ATU3. A montagem ficou muito boa no entanto o peso e a autonomia do conjunto não eram pontos fortes, sem falar que precisava de outra sacola para carregar a antena e o coaxial.
Com o tempo desanimei desse formato, o volume dificultava o transporte e a eficiência não era boa.
O FT817

Confesso que não acreditava muito na ideia de que é possível fazer muitos contatos com apenas 5W, mas estava decidido a tentar, então parti em busca de um FT817. Demorou, pesquisei em vários lugares, até que apareceu um de colega aqui da minha região.
Montando a estação
No radioamadorismo é preciso de muitos testes e as coisas acontecem mais devagar, é preciso pensar no rádio, no coaxial, no tipo de antena, bateria e tudo mais! Depois de muito pensar e testar montei o primeiro kit dentro de uma mochila.
No dia 27 de fevereiro de 2022 fiz o primeiro teste, fui ao parque com a família e enquanto as crianças brincavam eu montei a estação.
A ideia não era fazer contatos, mas sim entender a dinâmica de montar a antena, ligar os cabos, se acomodar no chão e fazer rádio. Seria quase a mesma coisa de alguém que programa um acampamento e testa como é montar a barraca antes😆.
Foi divertido! Eu recomendo a todos a experiência, agora sempre deixo a mochila pronta dentro do armário, nunca se sabe como serão os finais de semana.
73 DE PY2ATR
Comentários
Postar um comentário