Teste QRP no parque

Tudo em uma mochila. Agora vai!

O Início

Sempre gostei da ideia de ter uma estação HF portátil, como moro em apartamento ter uma go box  ou outra forma de levar a estação para qualquer canto sempre me atraiu. 
Meu primeiro experimento foi fazer uma red box, com um IC-706 e um acoplador da Teico ATU3.  A montagem ficou muito boa no entanto o peso e a autonomia do conjunto não eram pontos fortes, sem falar que precisava de outra sacola para carregar a antena e o coaxial. 
Com o tempo desanimei desse formato, o volume dificultava o transporte e a eficiência não era boa. 

O FT817

O tempo passou e eu comecei a pesquisar sobre equipamentos QRP (com potência máxima de 5W) grande parte das postagens e vídeos eram com o famoso FT817.  Eu ficava maravilhado com os vídeos do Tracy (VE3TWM) participando de concurso, do Murilo (PY2DS) fechando contatos em vários lugares com uma antena Alexloop e do Wolfram (PY2BND) e suas ativações e experiências em praças. 

Confesso que não acreditava muito na ideia de que é possível fazer muitos contatos com apenas 5W, mas estava decidido a tentar, então parti em busca de um FT817. Demorou, pesquisei em vários lugares, até que apareceu um de colega aqui da minha região. 

Montando a estação

No radioamadorismo é preciso de muitos testes e as coisas acontecem mais devagar, é preciso pensar no rádio, no coaxial, no tipo de antena, bateria e tudo mais! Depois de muito pensar e testar montei o primeiro kit dentro de uma mochila. 
No dia 27 de fevereiro de 2022 fiz o primeiro teste, fui ao parque com a família e enquanto as crianças brincavam eu montei a estação. 


A ideia não era fazer contatos, mas sim entender a dinâmica de montar a antena, ligar os cabos, se acomodar no chão e fazer rádio. Seria quase a mesma coisa de alguém que programa um acampamento e testa como é montar a barraca antes😆. 

Foi divertido! Eu recomendo a todos a experiência, agora sempre deixo a mochila pronta dentro do armário, nunca se sabe como serão os finais de semana. 

73 DE PY2ATR


Comentários