Antena dipolo multibanda 12 15 e 18m (Bigode de gato - fan dipole)

Aqui vou te contar um pouco da experiência que eu tive montando minha primeira antena dipolo multibanda, o que eu errei, o que eu aprendi e como eu fiz funcionar. 
A escolha desse modelo de anatena aconteceu depois de muita pesquisa. 
Eu estava em busca de uma antena simples, fácil de fazer e que me atendesse nas bandas de 18m e 12m. Isso porque, eu não tinha nenhuma antana para essas bandas,  por mais que eu  usasse o acoplador. 
Depois foi a fase das pesquisas, acabei comprando um livro da ARRL sobre antnas, e pesquisei em vários site. 
Um amigo, o Ricado (PY2PCR) havia me comentado de ma antena muito interessante a K1POO, que cobre de 40 a 10m sem acoplador. Ele me contou de suas experiência na contrução desse modelo. 
No entando esbarrei em alguns problemas, o primeiro foi de espaço, porque a K1POO é uma antena dipolo fora do centro (OCDA), antigamente conhecida como antena Windom, e essa antena tem o comprimento de uma dipolo de 40m. (+/-20m total). 
Como não tinha esse espaço no lugar onde posso colocar uma antena, esse foi um dos motivos que acabei desistindo do modelo. Outro problemafoia escolha das bandas, a K1POO trabalha com 40m e os harmonicos 20, 15, e 10m. Eu estava querendo uma antena para as bandas de 18 e 12m. Mas ai você me pergunta, e porque eu coloquei um fio para os 15m?  Isso eu respondo já já. 

Então a dipolo multibanda, ou conhecida como bigade de gato ou fan dipole, é um modelo simples, que não precisa de balun (se tiver é melhor) e com ótimo resultado. Por isso essa foi minha escolha. 

Montagem

Agora vamos falar de montagem, primeiro foi elencar quais os marteriais necessários. Para montagem eu usei. 

Fio de 1,5mm
Isolador de cerca elétrica 
Isolador central de PVC (eletroduto)
Espaçados de PVC
Fita Hellerman
Arame galvanizado de 20AWG
Corda de 2,5mm
Fita isolante


O fio utilizardo foi apenas de 1, 5 milímetros, para 100 wants é mais do que o suficiente. Para aprender o fio nos isoladores de PVC acabei optando do pelo arame galvanizado, (gaste muitas fitas Hellerman rsrsrs. )
A 1ª tentativa foi usar os passadores com o cano de pvc e os buracos feitos com espaço de 10 centímetros entre eles.
O problema é que a antena acabou ficando muito pesada, então optei por cortar o cano em 4 pedaços fazendo um espaçador mais leve. O que acabou dando muito certo.

A principal dica de montagem e utilizar um nano VNA e começar pela antena maior, ou seja a de frequência mais baixa. No meu caso foi a de 18m, em seguida ajustei a a tena para os 21m e por último a dos 10m.

Na primeira  tentativa eu tentei usar poucos espaçadores, qualquer batida na antena acabava mudando suas características. Por isso sugiro usar vários para manter todos os fios bem esticados. 

Fiz os testes com o nando VNA com a antena bem baixa ,2m do chão. Quando subi, para uns 9m, não teve muita diferença do ROE e das características da antena.

Agora quando ao uso, já tive bons contatos com ela, principalmente em FT8.

Forte 73 




Comentários