Registro de log no celular.

Log em qualquer lugar!




Uma das preocupações quando se está operando de forma portátil ou móvel é como marcar o contato (log). Vou dar um panorama aqui dos aplicativos que eu experimentei e vou falar qual eu uso atualmente. 😎

Aplicativos Andoid

Ao acessar a loja do Google Play procurem por "ham radio log" (seria como registro de contatos para radioamadores), você vai se deparar com muitos resultados, vou mostrar abaixo os resultados que saíram pra mim em abril de 2022 📆:


Os aplicativos que experimentei

Não dá para comprar os aplicativos, cada um foi feito com uma "lógica" e um "desenho", se você está querendo usar o celular para log, minha sugestão é experimente!
 
Eu mesmo já experimentei alguns e estava procurando um que me atendesse nos seguintes pontos:

  • Facilidade de uso (user friendly) - tem que ser um programa que seja simples de usar e com boas funcionalidades. 
  • Exportar para ADIF -  esse é o formato padrão para subir o log em sites como QRZ.com, Lotw, Clublog e outros. 

 Ham Radio Log

O primeiro aplicativo que eu experimentei foi o Ham Radio Log, o primeiro que apareceu na lista. Ele é simples, muito usado, no entanto não me adaptei com o visual, parece muito um bloco de notas, isso deixa a navegação mais travada e confusa. (eu não me acostumei mesmo...)  

CQ Logs para Radioaficionados

Este é um programa em espanhol feito por um argentino,  o que achei mais interessante nesse programa é a possibilidade de criar e marcar contatos em concursos (contest) o visual é bem bacana e simples de usar.
O problema desse programa (quando eu usei, pode ser que tenha sido atualizado) é que o arquivo ADIF e mesmo o Cabrillo  não tiveram compatibilidade com o Log4OM e os sites de log que uso.  


VLC Logger

Esse é o programa que uso atualmente, simples, fácil pratico e com muitas funcionalidades como identificação de grid, altura, latitude e longitude, mapa de QSO, não tive problemas com os arquivos exportados, ele procura os dados do contato em sites como QRZ.com HamQTH e QRZCQ. 

O layout do programa é intuitivo, foi o programa (até agora) que eu tive mais facilidades.  E você já experimentou algo diferente? Tem alguma sugestão?

73 de PY2ATR



Comentários