Quem sou eu.


Meu tio era radioamador, quando eu era pequeno ficava horas no shack com ele tentando entender como ele usava o rádio, muitos botões, ajustes, aquele áudio com chiado, era tudo muito mágico. Talvez foram os botões, o mistério de todos aqueles equipamentos que me fizeram ficar intrigado pelo radioamadorismo. 

Quando iniciei no rádio existiam quatro classes, e não três como hoje. A classe para iniciantes era a classe "D" e normalmente os indicativos começavam com "ZZ", meu primeiro indicativo foi ZZ2LSK. 

A classe "D" não dava muito acesso as bandas de HF, pelo que me lembro somente o espetro de VHF e UHF eram liberados. Então iniciei no rádio em rodadas de amigos em 145.500 ou nas repetidoras da região com um rádio FT-2500M e uma antena ringo de 2x5/8 para os 2m. 

Meu tio faleceu em 1998, e eu continuei decidido a mudar de classe. Com ajuda de amigos estudei telegrafia e em 1999 passei para a classe "C". SIM!! antigamente era necessário saber telegrafia para entrar na classe "C". Passei na prova por pouco, agora tinha acesso aos 10m, 80m, não pensava em telegrafia naquele momento, fiquei nessa classe por muitos anos. 
As rodadas em fonia já não estavam agradando mais, na época não tinham muitos colegas na mesma idade que eu, acebei guardando todos os equipamentos, vendendo outros, o radioamadorismo ficou de lado, mas continuei pagando o Fistel (hehehe).  

Por conta da pandemia e por intermédio de grandes amigos que fiz no radio como PY2PCR, PY2YYZ e PY2RIC, o interesse pelo rádio voltou, conheci o FT8 e voltei a estudar telegrafia, não pensando em mudar de classe, mas sim como uma forma de comunicação, só a fonia já não bastava. 

Fiz exame para classe "B" em 2021, agora em 2022 fiz exame para classe "A". Disso vou falar em outra postagem...  

O que esperar desse Blog. 

Regularidade? Acho difícil, mas tentarei postar alguns dos meus experimentos e testes. 

Informações técnicas? Bom, a parte técnica eu deixo para meu amigo Ricardo PY2PCR, ele é quem me socorre quando tenho um dilema técnico.

O blog vai servir como livro de bordo das experiências e atividades de rádio. Espero que algumas dessas postagens sejam úteis para você. 

73 DE PY2ATR

Comentários

  1. Parabéns pelo belíssimo trabalho. Deus abençoe sua trajetória sempre e que possa colher belíssimos frutos.
    Abraços
    PY2VGG
    Julio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Julio!
      deus abençoe você e sua família e suas viagens! Sucesso com carpetesnegros.com.br!
      73 de PY2ATR

      Excluir

Postar um comentário